Cremação

cremação

Serviços de Cremação no Porto

A cremação é uma técnica funerária que visa, através da incineração do cadáver, reduzir um corpo a cinzas. O método comum no mundo ocidental é a cremação do cadáver em fornos crematórios desenvolvidos para este fim.

A Agência Funerária Secular Casa Moreira presta serviços funerários que podem integrar as cerimónias fúnebres, sejam ou não de cariz religioso, a serviços de cremação prestados pelos crematórios existentes no Grande Porto.

A cremação ocorre habitualmente após o velório e cerimónias fúnebres, sendo a urna transportada para um forno crematório ao invés de ser sepultada numa sepultura ou jazigo num cemitério.

Após a cremação, as cinzas são entregues à família numa urna adequada para o efeito.

Os familiares são depois livres de fazer o que entenderem com as cinzas.

Habitualmente é cumprido um determinado desejo manifestado anteriormente pelo ente querido, sendo as cinzas depositadas em locais como mar, serra, jardins, ou outros qualquer espaço que fosse do agrado do ente querido ou ainda serem depositadas em nos roseirais existentes nos próprios crematórios. A urna de cinzas pode também ficar guardada em casa ou no cemitério.

Os seguintes crematórios foram criados no Grande Porto, por ordem cronológica:

Crematório do Porto: Cemitério do Prado do Repouso
Freguesia do Bonfim, Concelho do Porto

O Crematório do Porto situa-se na zona sul do Cemitério do Prado do Repouso, junto à escarpa para o Rio Douro. Ocupa uma área de 980 m2.
Crematório inclui uma Sala de Despedidas e Roseiral, local onde poderão ser inumadas as cinzas.

O alvará para cremação foi concebido ao Cemitério do Prado do Repouso em 15 de Dezembro de 1995, pelos Ministérios da Administração Interna e Saúde, após parecer favorável do Ministério do Ambiente.

Crematório / Tanatório de Matosinhos: Cemitério de Sendim
Freguesia de Matosinhos, Concelho de Matosinhos

Inaugurado a 18 de Julho de 2010 foi o primeiro tanatório a ser implantado em Portugal. Construído paralelo à Rua de Sendim, em terreno limitado a Norte pela Rua Dr. José da Silva e com uma área de implantação de quase 1600 metros quadrados.

O tanatório distribui-se por três blocos ligados entre si por uma galeria/nave principal, onde se localizam os serviços administrativos e serviços de apoio, tais como cafetaria e florista; as antecâmaras; as três capelas de velório apoiadas por uma sala de tanatopraxia e sala de repouso; a sala de entrega de cinzas e a sala de despedida com capacidade para 120 pessoas.

Espaço de estacionamento com capacidade para 83 lugares.

Crematório de Paranhos: Cemitério de Paranhos
Freguesia de Paranhos, Concelho do Porto

O Crematório de Paranhos foi inaugurado em março de 2015. Este equipamento serve não só a população de Paranhos, mas a população de toda a região. A construção ocupa o gaveto  das Ruas Dr. Roberto Frias e Dr. Manuel Pereira da Silva.